CARACTERÍSTICAS
As Estrias tratam-se de linhas que surgem paralelas na superfície da pele e podem ter cores diferentes, geralmente, roxas, rosadas ou brancas.
QUAIS SÃO AS ZONAS MAIS AFETADAS?
Podem aparecer em qualquer zona, sendo mais comum na barriga, braços e anca. As estrias são tão recentes quanto a cor que apresentam: quanto mais rosada ou arroxeada for a cicatriz mais jovem é e com possível poder de ser eliminada; quanto mais clara ou branca ou com um leve enrugamento, mais antiga é e por isso temos menos poder de eliminar, mas conseguimos atenuar as marcas.
QUAIS SÃO AS CAUSAS PARA O SEU APARECIMENTO?
As estrias surgem quando a pele estica ou ganha volume rapidamente deixando pequenas ruturas nas fibras. Tal como um elástico: quando esticado em demasia, parte. No entanto, há pessoas menos propensas que outras. Apesar do aumento rápido de volume corporal, como por exemplo a barriguinha de grávida, onde a pele é submetida a uma grande tensão e não é capaz de produzir células da pele suficientes para acompanhar o aumento de volume.
A hidratação intensa da pele é fundamental para que não surjam estrias ou para que as estrias mais jovens acabem por desaparecer. Isto porque a pele que não é hidratada “parte” facilmente. O que faz com que a camada intermédia da pele rasgue ligeiramente e as camadas inferiores subam à superfície. Este rasgão ou rutura faz com que os vasos sanguíneos apareçam, dando a tonalidade vermelhada ou roxa que lhes é característica.
QUAIS SÃO AS PESSOAS MAIS ATINGIDAS?
Tanto nas mulheres como nos homens, o aparecimento de estrias é bastante comum. Estas marcas ou cicatrizes na pele, causadas pela rutura das fibras elásticas e de colagénio, não são sinais de risco para a sua saúde ou pele. Ainda assim, são pouco estéticas. Para reduzir a sua aparência, é essencial ser consistente na aplicação do seu hidratante para o corpo.
QUAIS É O PRINCIPAL TRATAMENTO DE ESTRIAS?
O principal tratamento de Estrias é a Mesoterapia Clínica, que consiste em microinjeções aplicadas ao nível intradérmico.