EXISTEM 4 TIPOS BÁSICOS DE CICATRIZES
- As Cicatrizes Normais são suaves, planas e semelhantes à cor da pele.
- As Cicarizes Atróficas, caracterizam-se por um tecido côncavo e indentado. Normalmente, são causadas por acne ou varicela e podem afetar qualquer pessoa.
- As Cicatrizes Hipertróficas são rígidas, avermelhadas e apresentam um relevo ou inflamação.
- As Cicatrizes Queloides são rígidas, volumosas e estendem-se para além dos limites da ferida original.
QUAIS SÃO AS CICATRIZES MAIS COMUNS?
As cicatrizes hipertróficas e queloides são mais comuns em pessoas de ascendência africana, embora qualquer pessoa as possa ter, especialmente no peito e nas orelhas. Se a sua cicatriz se enquadrar numa destas duas últimas categorias, existem tratamentos à disposição e, por isso, deve procurar aconselhamento médico. De qualquer forma, uma boa rotina de tratamento de cicatrizes poderá ajudar a obter o melhor resultado possível após uma cirurgia ou uma lesão.
CUIDADOS A TER COM AS CICATRIZES
1. MANTENHA A SUA CICATRIZ LIMPA PARA EVITAR INFEÇÕES
Quando se trata de cuidado e prevenção de cicatrizes, a limpeza é fundamental. Assim que remover os pontos, limpe suavemente a sua cicatriz pelo menos uma vez por dia ou sempre que esta for exposta a um ambiente sujo ou com pó. Utilize um gel de limpeza específico para pele fragilizada, hipoalergénico e suficientemente suave.
2. EVITE ESTICAR A PELE DURANTE O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO
A cicatrização precisa de tempo. Para evitar cicatrizes inestéticas, existem certas atividades que deve evitar. Puxar a pele pode resultar numa cicatriz larga ou mesmo “rebentar os pontos”, provocando a reabertura da sua cicatriz. Evite atividades que coloquem uma tensão excessiva na sua cicatriz (como levantar pesos pesados ou certos desportos) durante várias semanas após a cirurgia. Também deve evitar usar roupa que cause fricção na pele em recuperação.
3. CERTIFIQUE-SE DE QUE REMOVE OS SEUS PONTOS NO TEMPO DEVIDO
Os pontos são uma parte fundamental do processo de cicatrização. Um aspeto fundamental do processo de cicatrização é assegurar que os pontos são removidos no tempo devido. Se forem removidos demasiado cedo, a cicatriz poderá reabrir e, se o forem demasiado tarde, poderá deixar marcas. Não deixe o consultório do seu médico sem ter instruções claras sobre quando e como retirar os pontos (assumindo que não são absorvíveis).
4. USE UM BOM CREME CICATRIZANTE PARA AJUDAR A PELE A SENTIR-SE MELHOR
Como parte da sua rotina de cuidados e prevenção de cicatrizes, escolha um creme de cicatrização de confiança na sua farmácia local. O tipo de creme que procura irá ajudar a apaziguar e estimular a recuperação e a proteger do sol. Pode começar a utilizá-lo assim que a cicatriz estiver fechada e seca.
5. COMBINE O SEU CREME PARA CICATRIZES COM TÉCNICAS DE MASSAGEM
Massajar a cicatriz pode otimizar o processo de cicatrização: certifique-se de que o faz pelo menos uma vez por dia. A massagem irá melhorar a probabilidade de um resultado satisfatório e favorecer uma cicatrização limpa e saudável.
6. NÃO EXPONHA A SUA CICATRIZ AO SOL
A proteção solar é absolutamente essencial para a rotina de cuidados da sua cicatriz. As cicatrizes recentes são propensas a uma pigmentação escura quando são expostas à radiação UV. Por isso, opte por um creme calmante com uma proteção solar muito elevada.
QUAIS É O PRINCIPAL TRATAMENTO DE CICATRIZES?
O principal tratamento de Estrias é a Mesoterapia Clínica, que consiste em microinjeções aplicadas ao nível intradérmico.