CARACTERÍSTICAS
A Celulite resulta de depósitos de gordura na sua pele na sua pele, sendo importante não confundi-la com a celulite infeciosa, que corresponde a uma infeção bacteriana grave da pele e potencialmente fatal, que se traduz por áreas de vermelhidão, calor e dor na pele afetada que se tendem a espalhar rapidamente.
OS 4 GRAUS DE CELULITE
A Celulite é classificada em três graus:
- Grau 1: Sem sintomas e apenas detetada em exames microscópicos. Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Não há sinais visíveis na pele e nem dor. Aparece somente quando se contrai os músculos ou se é feita pressão com os dedos no local
- Grau 2: A pele fica mais pálida e com menor elasticidade. As células de gordura continuam a VShape receber cada vez mais gordura, e as células que ficam na parte mais profunda da zona afetada começam também elas a ficar com excesso de gordura.Existe um aspeto de “casca de laranja, sendo que se começa a observar uma diminuição da flacidez e da elasticidade da pele.
- Grau 3: Rugosidade visível na pele. As células continuam a aumentar o seu volume por causa da contínua aquisição de gordura. Começa a aparecer fibrose, a circulação fica ainda mais afetada. Ocorre uma sensação de peso e cansaço nas pernas. O aspeto da pele é semelhante a uma “casca de noz” devido ao aparecimento de nódulos que são visíveis e palpáveis, sendo que existe dor à palpação
- Grau 4: A celulite torna-se mais dura e a pele fica “lustrosa”, cheia de depressões, com um aspeto ondulado. Aparecem os aspetos anteriores já descritos e surgem os “Buracos Negros”, que são regiões de circulação e a presença de cada vez mais fibrose.Há presença de maior dor e inchaço.
CAUSAS
A Celulite resulta do efeito combinado dos cordões de tecido conjuntivo que ligam a pele ao músculo e da acumulação de gordura sob a pele. Enquanto a gordura empurra a pele, os cordões de tecido conjuntivo prendem-na às camadas mais profundas e esse conjunto de forças traduz-se numa superfície irregular.
As causas da celulite são mal compreendidas.
PESSOAS MAIS ATINGIDAS
Embora possa afetar ambos os géneros, a celulite é muito comum nas mulheres – cerca de 80% apresenta algum grau de celulite -, em parte pela sua maior tendência para acumular determinados tipos de gordura. Embora não se trate de uma doença grave, pode afetar a autoestima e, portanto, a qualidade de vida de pessoas por ela afetadas.
As causas da celulite são mal compreendidas. Entre elas incluem-se:
- Fatores hormonais (estrogénios, insulina, noradrenalina, hormonas tiroideias, prolactina)
- Fatores genéticos
- Uma dieta muito rica em gordura, hidratos de carbono e sal e pobre em fibras
- Hábitos de estilo de vida, como ser fumador, sedentário, permanecer de pé ou sentado durante muitas horas
- Vestuário muito apertado que dificulta o fluxo sanguíneo
- Stress
- Toma da pílula
- Idade
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TRATAMENTOS DE CELULITE?
Os principais tratamentos de Celulite são Mesoterapia Clínica, que consiste em microinjeções aplicadas ao nível intradérmico, V-Shape, que combina luz infravermelha, energia de radiofrequência bipolar e vácuo, causando o aquecimento profundo das células de gordura do tecido conjuntivo ao redor e das fibras de colágeno dérmicas subjacentes, Massagem Drenante, uma terapêutica específica, extremamente eficaz, de pressão ao longo do sistema linfático, é feita com poucas pressões, suaves, intermitentes, lentas e relaxantes, e Massagem Anti-Celulítica, que estimula a eliminação das toxinas através da melhoria da circulação linfática, reduz o efeito casca de laranja, melhora a elasticidade da pele e promove a regeneração de tecidos.